domingo, 28 de abril de 2024

PALAVRA DO DIRETOR - Justiça e Misericórdia!

 



Bom dia pessoal!

Peço gentilmente que leiam esta mensagem para esta nova semana de trabalho.

Todos os dias são dias de desafios. Mas, existem dois desafios para toda a nossa existência que são importantíssimos e por muito esquecidos. Refiro-me à justiça e à misericórdia... Estes desafios fazem grande diferença nas nossas relações ao sermos pai, mãe, avós, esposo(o), amigos, irmãos de sangue, irmãos da religião, partidários de ideologias, colegas de trabalho, empregados, chefes etc. Faz toda a diferença exercitar a justiça e a misericórdia. O próprio Jesus orientou para todos terem misericórdia, justiça e amor.  Quando estou sendo justo, estou dando ao outro e recebendo a devida medida de direitos e de deveres conforme leis e costumes. Quando estou sendo misericordioso é por que estou sendo favorável a outra pessoa mesmo sem o devido merecimento. Devo fazer isto pela motivação da esperança e fé em que a pessoa irá mudar e teremos tempos melhores. Existe o lugar para os dois valores em nossas vidas.

Nas relações temos que lembrarmos que é um ato de justiça e uma questão de ser justo cumprir os seus compromissos e recebermos nossos salários, conforme a lei. Ser bem tratável ao outro conforme a sua dignidade, conforme a lei. Tratar bem ao outro independente quem seja e respeitá-lo na sua pessoa e na sua função ou cargo. Todos nós devemos ser misericordiosos com os outros por que eles são imperfeitos e nós também, todos erram e nós também, todos podem falhar e nós também. Quando não somos misericordiosos perceberemos ao envelhecer que não valeu a pena certas durezas e que outras sim. O diretor precisa e deve ser justo e misericordioso, a coordenadora pedagógica  precisa e deve ser justa e misericordiosa, a coordenadora auxiliar precisa e deve ser justa e misericordiosa, as cozinheiras precisam e devem ser justas e misericordiosas, as auxiliares de serviços gerais precisam e devem ser justas e misericordiosas, as monitoras precisam e devem ser justas e misericordiosas, os vigias precisam e devem ser justos e misericordiosos, as secretárias precisam e devem ser justas e misericordiosas, as professoras precisam e devem ser justas e misericordiosas. Nisto tudo, tomem cuidado sobre o que se pensam, falam e fazem a respeito da outra pessoa. Precisamos de justiça e misericórdia.

O mundo do trabalhador escolar é estressante e fica pior sem justiça e misericórdia, mas há possibilidade de melhorar com humildade. É possível... Não precisamos querer ser melhor que o outro ou demonstrar que somos superior ao outro. Nós só precisamos ser melhores  do que nós mesmo todos os dias e teremos um grande resultado.

Se todos lutarem para serem justos e misericordiosos sempre teremos paz e prosperidade. É uma necessidade e um dever moral de todos.

Fique na paz de Jesus Cristo!

Diretor Marcio Gil.

1 comentário:

  1. Parabéns ao seu relato. Eu irei fazer o possível para cumprir minha parte. .

    ResponderEliminar